quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bombeiros de Canelot

Hoje vou fazer uma postagem bem diferente. Sei que o dia dos bombeiros foi comemorado em 2 de julho, mas hoje quero fazer uma homenagem ao Corpo de Bombeiros Misto de Canela. Porque? Porque além de serem bombeiros e não terem caminhões, materiais descentes para desenvolverem seu trabalho são heróis e ainda precisam aguentar algumas pessoas da comunidade que passam trote fazendo com que prontamente se desloquem por nada... porque alguém resolveu brincar com coisa séria.

Profissão Bombeiro
“São pessoas como outra qualquer que pensam e respiram. Um homem como qualquer outro, que é pai, esposo, filho e amigo. Um integrante da comunidade que é um pouco diferente. Aproxima-se quando todos fogem; pede silêncio quando todos gritam; corre quando todos caminham e engole a seco quando todos choram, depois fecha os olhos e agradece.
Homens que estão no anonimato e que se acostumaram a esconder seus sentimentos. Que também sofrem, embora se façam ter um coração de pedra para não comprometer suas ações e ser enganado pelos seus próprios sentimentos. Um ser que registra seu valor em pequenos gestos de atenção e amor ao próximo.
Homens de honra que se confundem com heróis, mas não o são. Que das pessoas, adquiriram o conhecimento; do sofrimento alheio, aprenderam a ter fé; das crianças, extraíram o exemplo de viver; com as vítimas que atenderam, conheceram o arrependimento e do tempo, herdaram a coragem.
Homens que aprenderam que para ser bombeiro, não se pode gostar de natal, nem de páscoa, de ano novo ou de carnaval, porque enquanto o mundo festeja, seus olhos precisam permanecer atentos e a alma pronta, sempre velando pela segurança daqueles que estão sob suas asas.
Para ser bombeiro, o corpo precisa saber que não há diferença entre a madrugada fria ou o verão quente, entre a água e o fogo. Todos se igualam ao som das sirenes.
Para ser bombeiro, tem que gostar de química, entender um pouco de física, gostar de caminhões, entender como funciona o corpo humano, saber conversar com o fogo e com a água, mas principalmente tem que gostar de gente, saber que nem todas as estrelas do céu valem uma vida humana e para salvá-la, tudo o que se tem será posto a disposição, inclusive a vida do bombeiro.
Para ser bombeiro, é preciso saber que não se vai ficar rico; que vai se trabalhar muito; que os fracassos serão fantasmas que vão nos perseguir por toda a existência e o sucesso são nuvens que se dissipam com o anoitecer.
Para ser bombeiro é preciso ser um abnegado, um apaixonado por aquilo que faz, porque dentre os milhares de bombeiros que já conheci, jamais vi algum, que tenha, mesmo que por um minuto só, se arrependido da opção que fez”.
Capitão Marcos Aurélio Barcelos

Um comentário:

  1. Realmente, são de pessoas assim que o mundo deveria ser povoado.

    ResponderExcluir