segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Segunda com cara de segunda











Nazareno Bonecos Cia. de Teatro & Produçoes Artisticas

Paulo Nazareno e Viviane Maltauro apresentaram hoje na Escola Danton Corrêa da Silva, na COOPEC e na Escola Dante Bertoluci o espetáculo "Criaçoes".
O espetáculo criado a partir  de esquetes distintas, representam cenas das culturas e tradições Ítalo- Gauchas, Afro- Brasileiras e Mitológicas.
Interatividade e brincadeiras com o personagem e apresentador Nanetto Pipetta , um imigrante Italiano aculturado no sul do Brasil, homenagem a cultura afro através da Capoeira, com Seu Bento e sua orquestra e do Samba com a Negra Zezé. A Mitologia também é representada pelo personagem Fauno, Trool, Pan, pois muitos são os seus nomes.



























Coluna Paulo Santana no Jornal Zero Hora de 25 de agosto traduz o sentimento de muitos gaúchos:

Fora, clima infernal!

Euclides da Cunha, escritor e jornalista, celebrizou-se por sua obra máxima, Os Sertões.
Na abertura de seu livro, ele escreveu: "O nordestino, antes de tudo, é um forte".
Eu diria que o gaúcho, antes de tudo, é um triste.
Somos tristes porque nos destinaram a esse clima pusilânime de frio e chuva que nos assalta há dois meses e ameaça nunca parar.
Tenho pena das pessoas que me cercam, com esse clima. Na verdade, tenho pena de mim.
Temos sido, nesses dias amassantes, espectros de criaturas humanas, a vagar por chuvas e frios dilacerantes.
Não sorrimos, não confraternizamos, fomos privados do prazer inexcedível de sentarmos em mesas de bar na calçada, fomos condenados a não nos encontrarmos nas ruas, fomos penalizados com a sentença de nos encerrarmos em casa e nos refugiarmos dessa chuva e desse frio incessantes.
Foram mais de 45 dias de frio e chuva a nos fustigar e nos deixar encurralados. Somos um povo de capuzes, de guarda-chuvas, de sobretudos, de cuecões, de meias de lã, de luvas e de muitos cobertores. Até os que têm ar-condicionado, mesmo assim, continuam com frio. É um frio de tosses, espirros e enxaquecas.
Isso nos torna pesados, melancólicos, arrasados.
Consta que este clima de chuva e frio é bom para praticar sexo. Consta.
Porque fazer sexo depois de ter sido atacado por chuva e frio o dia inteiro é um esporte quase impossível, o clima é brochante.
A umidade relativa do ar, que não sei que vem a ser, lota as emergências dos hospitais, embora com estes hospitais de reduzidas vagas nas emergências, possa fazer o mais severo calor de verão e elas continuarão lotadas.
Em vez de irmos para os parques de dia e aos bares pela noite, corremos todos para as farmácias. Isto é um clima para rinoceronte. Aliás, o nosso clima é capaz de gripar até rinoceronte.
Tomou Doril, a dor sumiu. Pode até sumir, mas o nariz continua entupido e a garganta é acometida de faringite, amigdalite, fora as pequenas irritações.
Maldito clima este com que a natureza e a demografia nos brindaram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário