quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Imagens de uma quinta-feira

E por falar em imagem...

Imagem (do latim: imago) significa a representação visual de um objecto. Em grego antigo corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão. À teoria de Platão, o idealismo, considerava a ideia (ou idéia) da coisa, a sua imagem, como sendo uma projeção da mente. Aristóteles, pelo contrário, considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto / objeto real, fundando a teoria do realismo. A controvérsia estava lançada e chegaria aos nossos dias, mantendo-se viva em praticamente todos os domínios do conhecimento.
Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.
Nas ciências exatas, como em matemática, o termo "imagem" é entendido como representação de um objeto / objeto especializado, que exige técnicas e ferramentas especiais.
Em senso comum, hoje em dia, entre outras, imagens são as veiculadas pelos anúncios publicitários impressos em páginas de revistas ou expostos nas paredes de edifícios; os cartazes afixados em muros e murais; a própria arquitetura dos edifícios e das obras de engenharia; os utensílios domésticos e todas as ferramentas; as vestimentas; os veículos de transporte; as representações sagradas; todo material impresso e finalmente toda exibição em telas de cinema e de televisão.
Fonte: Wikipédia, A Enciclopédia Livre

Um antigo provérbio chinês já dizia: "Uma imagem contem mais de mil palavras...".








"Hoje de manhã saí muito cedo, Por ter acordado ainda mais cedo E não ter nada que quisesse fazer... Não sabia por caminho tomar Mas o vento soprava forte, varria para um lado, E segui o caminho para onde o vento me soprava nas costas. Assim tem sido sempre a minha vida, e assim quero que possa ser sempre? Vou onde o vento me leva e não me Sinto pensar.
Fernando Pessoa (Alberto Caeiro)


A FALTA QUE ME FAZ
Nancy Romanelli
Falta um tanto de mim
em mim
Falta um tanto
quanto...
Falta um meio
um terço
um quarto
um canto
Falta tanto
tanto
tanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário